quinta-feira, 18 de junho de 2009

-Artesanato de Minas Gerais

Oh Minas Gerais! quem te conhece não te esquece jamais...!


Vou mostrar um pouco do rico artesanato de Minas que trouxe prá dentro do meu lar!!!

Nas minhas andanças por estas cidades lindas e bucólicas, de cada uma trago comigo uma lembrança boa e um artesanato!

Esta linda obra feita em ferro e envelhecida- feita pelo artista magnum - Serra do Cipó!






Este é um oratório de madeira, com meus São Francisco! E do lado a flor de Lis!

Aqui em Minas o oratório é encontrado em quase todas as casas, esta tradição católica está muito arraigada na cultura mineira!





Aqui uma pequena mostra dos bichinhos que comprei em Prados, Tiradentes,Bichinho,Ouro preto... todos esculpidos na madeira pura, os artistas locais ficam entalhando na tua frente, é lindo de se ver!

Este belo sino foi adquirido em loja de antiguidades, todo em ferro e envelhecido por mim!

O coloquei em um cantinho perto da escada, para chamar para o almoço e janta ou outras ocasiões, gongo para chamar- igual fazem nos restaurantes e pousadas!


Este é um verdadeiro cantinho mineiro! tem oratório, lamparina à querosene e casal de mineiros entalhados na madeira ! Estas peças estão em cima de uma peça toda pintada em barroco e pendurados estão dois macaquinhos em madeira, um porta chaves no formato de joaninha, e aquelas florzinhas secas tipicas que se encontra na Serra do Cipó!
Esta é uma rosa tradicional aqui em Minas, tem em todos os lugares, restaurantes, lojinhas, cafés, casas..

Isto é só um pedacinho de Minas que tenho comigo! vou mostrar mais aos poucos> prá ficarem com bastante vontade de ver!

10 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Lú!
Eu tb sou devota de São Francisco,e adoro toda essa decoração mineira...acho o Brasil um país muito rico em cultura e artesanato...,mas não é que eu queira puxar a sardinha pra minha lata...Minas é tudo de bom...a gente viaja na riqueza dessa terra...artesanato,culinária,tradições...sou mineira até debaixo d´agua, rsrsrsr.
Quanto ao blog que vc perguntou se eu entrei,acho que não,vc escreveu Sutana? Passa o link pra mim depois.Conseguiu pegar a oração do blogueiro?
Tem um selinho pra vc no meu blog,e é de coração mesmo pode ter certeza.
Beijos!

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi...
Estou muito feliz com suas visitinhas..obrigada!!!

Amoooooo esse artesanto mineiro
e os seus estão lindíssimos!!!

bjus querida
ana maria

DesapegaBlumenau disse...

Oi Lú
Fiquei muito feliz com tua visita.
Muito obrigada.
Seja muito bem vinda, amiga.
Parece que temos bastante em comum né?rsss
Assim como tu, também sou eclética nas artes e acho a arte e a cultura mineira muito inspiradora, além de ser muito parecida com a nossa.
Estou ao teu dispor para o que precisares.
Também vou te visitar mais de pertinho.
Tenha um lindo fim de semana.
Beijinhos

Ruby Fernandes disse...

Sua casa deve ser deliciosa! Amei todas as mineirices, eu tenho um oratório com São Francisco e a rosa de ferro também.
Bjokas flor.

Blog Dri Viaro disse...

ah cada coisa linda, amei

bjsss bom fds

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Puxa Lú, assim não vale, primeiro me deixa aquele comentário que fica ai chorando na frente do comput, hehehheh, não é pra chorar amiga, é pra se divertir. Sabes que eu prezo muitas as amizades feitas aqui poruque sinto sinceridades nelas , já te confidenciei que tb me sentia sozinha e sem amiga nenhuma né ???
Eu acho que tinhamos que cruzar nossos destinos, pq aquele outro blog eu nem sei como veio parar na minha lista até hoje, não lembro do que me chamou atenção que o linkei, qualquer hora tenho que fazer uma limpa e deixar os que realmente gosto e que visito. Eu nunca entro nele, e naquele dia por acaso entrei e te achei , ainda venho aqui e acho alguem como vc , casada com um Luiz, e gaucha ????? Era destino , na certa!!!
Então gostou da minha tentativa de imitar tuas rosas de pedras ???? Ai, eu fiquei louquinha da vida quando vi as suas , e não ia sossegar enqto não tivesse pelo menos parecido kkkkkkk.
Essas artes de Minas , menina quanta coisa linda ,eu quero passear ai com um bolso bem recheado pra comprar bastante heheh. Tu tem coisas que eu adoraria ter , a escultura em ferro envelhecido da primeira foto , o sino! Ah eu até já imagino aquele sino na minha casa hehehhehhe, ia dar umas badaladas pra chamar o pessoal tb.
Tudo lindo, tua casa deve ser um encanto morando ai pertinho de tantas cidadezinhas lindas e historicas. Ai que invejaaaaa.
Mas enfim , eu fico muito feliz que tenha ajudado vc com tão pouco que fiz, alias nada né, pq eu não fiz nada , vc é que atribuiu muito as minhas palavras . Me sinto lisongeada. Eu gosto de ajudar as pessoas, então faço com naturalidade, se sei divido com muito prazer. E querida eu só te dei carinho. Beijos

Lena disse...

LIIIIIIIIIIINOS!!!!

Santa Imaginação disse...

Oi Lúcia!!!Nossa mas essas Minas Gerais só tem coisas boas e lindas hein!!!"Quem te conhece não esquece jamais, OH Minas Gerais"...Adorei os comentários....Obrigada, Bjs e ótimo fim de semana!!!

SGi/Sonia disse...

Eu quero ir para Minas!
QUanta coisa linda!

Beijins:*

Drucila Milian disse...

Amei seu blog e já estou seguindo, dá uma passadinha pelo meu.
drucilamilian.blogspot.com
abraços