quinta-feira, 29 de julho de 2010

- Planeta terra...Planeta água...Planeta lixo....

Um barco feito de lixo partiu de São Francisco, nos Estados Unidos, no início do ano. E deve chegar nesta segunda-feira a Sydney, na Austrália. Nessa travessia, o veleiro Plastiki denuncia a catástrofe ambiental que está atingindo os mares do planeta.

O barco Plastiki foi feito com 12,5 mil garrafas de plástico. O veleiro navega sem motor e tudo nele funciona com energia solar ou do próprio vento.
 

 Ele foi criado e navegou durante quatro meses e meio para chamar a atenção do mundo para a poluição dos mares. O barco é feito de plástico, porque cerca de 70% do lixo dos oceanos é formado por plástico.

A rota foi planejada para o barco passar pela maior concentração de lixo marinho do mundo, a gigantesca lata de lixo giratória localizada no norte do Oceano Pacífico, onde fica o Havaí.












Uma praia concorre ao lamentável título de 'praia mais suja do mundo'. Nas várias ilhas que formam o arquipélago do Havaí, moram um milhão de pessoas. Outros sete milhões visitam suas praias maravilhosas todos os anos. Mas o lixo que desembarca no local não é produzido nas ilhas. Ele vem de longe, dos continentes: da América do Norte, da América do Sul, da Oceania, da Ásia. 

PS- Eu vi no PROJETO TAMAR  de Porto Seguro> como as tartarugas morrem! com uma "simples" bagana de cigarro , elas podem morrer- e depois que tive uma aula no projeto , fiquei apavorada(mais ainda)  com o lixo que fica na areia, e o mar leva - e os peixes, tartarugas, aves engolem  , confundindo com alimento-
Apareceu na reportagem de domingo no Fantástico - os albatrozes que morrem por conta do "NOSSO LIXO", NÓS FIZEMOS ISTO!  A mergulhadora Morgan Hoesterey
http://www.setorreciclagem.com.br- vale conhecer!!


"Aqueles que não fizeram a pergunta! Não estão prontos para aceitar a resposta..."

21 comentários:

Júlia disse...

Oi Lúcia,
essa questão do lixo nos mares é mesmo preocupante. Participei de uma palestra com o Ecólogo Fernando Fernandez, e ele mostrou um acúmulo de lixo no meio do pacífico com cerca de duas vezes o tamanho dos EUA, com um peso aproximadamente de 100 milhões de toneladas. Td isso pq várias correntes marítimas caem nesse mesmo lugar, trazendo lixo como vc mesma disse de vários países.

As consequências são desastrosas...ele mostrou os danos causados há vários animais...nossa até chorei de ver aquilo. Por Lúcia, devemos investir em educação ambiental...passar nossos conhecimentos as outras pessoas e principalmente investir nas crianças.

Bjinhos

Priscila Ferreira disse...

Oi Lúcia!
Nossa, a gente acaba nem imaginando estas coisas né? Eu já tinha visto reportagens sobre o projeto Tamar e fiquei apavoradas com as histórias.
Me impressionada tudo que as pessoas jogam na areia da praia... comem, bebem e deixam lá :/
Tinha que existir uma campanha forte para alertar as pessoas! Ou quem sabe cobrar uma multa, mexendo no bolso as pessoas acabam se conscientizando a força!
Bjuu
Pri

Allison French ! disse...

Uma ótima ideia e que rota não ? ^^

beijos

Nolasquita disse...

É horrivel e assustador o que fazemos com o mundo em que vivemos, vi uma reportagem uma vez sobre o lixo nos oceanos onde as tartarugas marinhas tinham anéis de platico em volta do corpo, enroscavam qdo eram pequenas e a medida que cresciam ia deformando o casco até leva-las a morte. é triste, muito triste! Pra piorar esse vazamento de oleo da empresa BP ainda vai trazer muitas outras consequencias que talvez só se percebam daqui ha alguns anos.

Kathya Bruno disse...

oi Lú, vi essa reportagem tbm dos animais que morreram após comer lixo jogado no mar e isso é mt comum, qd morava perto da praia em angra via muitos animais mortos na areia. O barco é fantástico, mas o capitão, ai Jesus me abana, que é isso fia???

Jud disse...

Lúcia:
Adorei seu blog.
Tambem tenho me preocupado muito com esta questão ecologica.
Tenho vários trabalhos com reciclagem, e como estou no começo do meu blog, ainda postarei.
Me visita no Jud-artes
Abraço.
Judite

Nile e Richard disse...

Oi Lúcia.
Simplesmente lindo o barco de garrafas pet e ao mesmo tempo maravilhoso por sua obra.
Infelismente as puluições estão demais em todo o mundo.
Na minha opinião deveriam fazer mais embalagens retornáveis,ou troca troca..
Quem sabe diminuiria um pouco da poluição queos fabricantes espalham por todos os lugares.
bjtos.Nile.

Anônimo disse...

Oi Lúcia! Fantástico esse barco não? Me lembrou aquela ilha que um homem, ñ sei o nome, fez todinha com garrafas pet! Pra nós vermos o qto o desperdício acaba com a chance da criação, além de destruír nosso mundo!
Parabéns pela divulgação de ações como essa!
Bjs

Caricaturas Urbanoides disse...

Olá, to passando primeira vez por aqui..Então, gostei da proposta do blog..
Fiquei tb chocada com a reportagem do Fantastico..
Fico pensando como as pessoas tem coragem de jogar lixo no mar.. É um bem de cada um de nós.. Seres humanos ignorantes!!!!

Suzi Musse disse...

Oi Lúcia
O bixo homem é capaz de coisas inacreditávis. Ele se acha tão poderoso, tão acima do bem e do mal, que segue fazendo coisas que são erradas, mas não tá nem aí.
Isto com tudo na sua vida, em todos os aspectos. Botam os filhos no mundo, fazem discuros sobre como se importam com o futuro destes, mas o que fazem ???
Nossa, são conversas infinitas.
Pobres crianças.
Bjos querida

Isis disse...

Esta semana foi reaberta a avenida q estava interditada por causa das obras. Por conta das chuvas a avenida passava dias inundada e a obra era necessária. Reabriu ontem. Eu ví pelo jornal os funcionarios lavando a avenida. Pensei cá com meus botões. Será que era necessário gastar tanta água só pra deixar a avenida bonita pra inauguração?Isso me desanima porq quem deveria dar o exemplo fazendo o maior estardalhaço do tipo. Vamos varrer a avenida, mas não vamos lavar porq seria um desperdício de água, é o primeiro a aparecer na Tv jogando água no lixo. Não caiu a ficha que, mudar os hábitos é pra ontem. Não temos mais pra desperdiçar.
Infelizmente vejo um futuro duvidoso se aproximar cada vez mais.
Bjo...

Anônimo disse...

Oi Lúcia isto é preocupante msm...

Unknown disse...

Oi Lúcia, amei o post e achei linda a sua iniciativa em postar no blog algo tão importante...voltado para a realidade na preservação dos animais e prevenção dos lixos nas praias!! Parabéns..bjs

http://toquedeelegancia.blogspot.com/

Karla Jeanne disse...

É Lúcia eu vi no Fantástico também!!!
E fiquei chocada com as imagens...Em 2008 quando viagem em férias para casa da minha sogra ( ALCÂNTARA- MA)
vi uma tartaruga linda, morrer por causa de redes de pesca colocadas por lá...Fiquei eu e os meus filhos morrendo de dó dela...Era dessas grandonas...
Gostei do post, o barco é muito legal!!!BJKS DE KARLA
AH! não esqueça de passa l´em cas e ver minha cadeira de pregadores de roupas...vejo se fui uma boa aluna?!!!rsrsrs

http://karla-ascoisasdekarla.blogspot.com/2010/07/cadeirinha-de-prendedor-de-roupa.html

Rosana Remor disse...

A questão do lixo é alarmante!!Cada um precisa fazer a sua parte!!Na próxima semana,vou trabalhar esta temática com meus alunos e seu post veio de encontro ao projeto que estamos desenvolvendo com a criançada!!Obrigada,amiga!!Aprendo muito com você!!Beijos!!

Ateliê Manoela Nunes disse...

Oi Lú!!!

Primeiramente, teu post está ótimo e pena mesmo que as pessoas se interessam tão pouco!!!

Segundo que, desejo melhoras, pois fazer um corte no dedo, sendo que trabalhamos com as mãos é terrível!!!

Pois então, sou catarinense sim e estou morando faz mais de 1 ano aqui no Rio Grande do Sul, perto do Uruguai. Estou noive e faço trabalho voluntário com um grupo suuuper bacana de idosos - aliás, sou a mascote do grupo.

Então, eu iria comentar sobre teu blog ali naquele post, mas não sabia se iria gostar ou não. Mas gostar de pedir se posso, pois teu blog tem tanta coisa bacana a respeito sobre reciclagem, que quero fazer um Update no fim da postagem e indicar teu blog.

Vou ficar muito feliz se puderes divulgar meu sorteio aqui no teu espaço. Gosto de atrair as pessoas para o meu blog para conversar sobre diversos assuntos interessantes envolvendo Arte. Pois acho bastante necessário.

Iria publicar hoje a agenda do blog, mas acho que vou fazer amanhã. Tenho atividades por todos os dias da semana ali e vou acrescentar mais, estou com o Projeto Ideia Criativa por lá - vou explicar semana que vem e mais novidades. Gosto bastante de repassar meu conhecimento para as outras pessoas e meus leitore assíduos.

Fiquei feliz mesmo de poder encontrar teu blog. Quero fazer a Entrevista contigo logo pra que mais pessoas possam conhecer teu trabalho e tuas peças, que são inspiradoras para os projetos que estou pensando em realizar por lá!!!

Ah, mas Santa Catarina é linda mesmo, tem um desenvolvimento muito concentrado no progresso, na minha região é assim, sou da serra de Santa Catarina, mais para a Região Meio-Oeste.

Conte comigo sempre!!!

Já adicionei o link do meu blog nos meus favoritos para poder acompanhar teus posts sempre!!!

Beijocas, cuidado com essas tesouras e boa noite lindona!!!

Manu

Ateliê Manoela Nunes disse...

Lú!!!

Muito obrigada e pode enviar o e-mail sim.

Sou aficcionada por Língua Portuguesa e Literatura e amo ler!!!

Vou adorar!!!

ateliemanoelanunes@hotmail.com

Agora sim, me identifiquei mais ainda contigo!!!

Muito obrigada.

Beijocas.

Manu

Luci Cardinelli disse...

Olá! Postei no blog o que vc me pediu. Veja se dá para entender.

beijos e ótimo final de semana

Sandra disse...

Nossa, tem gente com visual novo no blog! Moderno, Lu, gostei!

Abraço!

Cissa Branco disse...

Lúcia,

O que mais me acalenta nessa história toda é que tem gente preocupada em mudar o curso do mundo, então ainda temos salvação.
Beijos e bom final de semana

mesa posta disse...

Oi Lú, foi um prazer conhecer seu blog e amei esse post, fico em conhecer pessoas com esse olhar sobre o nosso ambiente, nosso mundo, nosso planeta. Você é minha convidada de honra para conhecer (e ficar se quiser) meu blog que segues a linha dos erres: reciclar, reaproveitar, reduzir, reutilizar...
re-inventos.blogspot.com bjs