segunda-feira, 18 de outubro de 2010

- A KOKESHI ! DE PAPEL MACHÊ! significado de kokeshi!

SIGNIFICADO DAS KOKESHIS -  Kokeshi é uma bonequinha originalmente feita em madeira e tem um grande significado na cultura japonesa. Cercada de histórias e lendas é atualmente vendida como objeto de decoração e, dizem que ganhar uma bonequinha kokeshi é levar a sorte,hamonia e prosperidade ao lar.
O significado da palavra kokeshi é "infância perdida", alguns dizem que a criança que falecia antes dos 12 anos era enterrada com uma bonequinha dessas.

GOSTEI MAIS DESTA VERSÃO- O ALE DO LOST IN JAPAN QUEM MANDOU!- o conceito da kokeshi é meio parecido com esse aqui
http://lostinjapan.portalnippon.com/2010/03/festival-das-bonecas-japao-hina-matsuri.html

era uma boneca para simbolizar a menina mesmo. E seria uma boneca que "tudo o que aconteceria de ruim para a menina, acontece na boneca e não nela, sabe", uma bonequinha protetora. e claro, se a menina morresse, sua kokeshi preferida ia para o altar, como lembrança.


O que significa para mim ? arte, beleza, tradição japonesa!
Sabe o que fazer com uma garrafinha de vidro, uma bolinha de desododante roll-onn, mais papel machê e tinta! 
Uma linda kokeshi! SERÁ QUE AS COLEGAS DO ALE-LOST IN JAPAN!
vão aprovar? 
E para todas nós - Quem fizer me mostra..quem se habilita? a receita do papel machê AQUI! A outra kokeshi que fiz vermelhinha AQUI - está lá na casa da Analú
A grande onda das kokeshis, elas são lindas, e cada uma tem uma história lá no Japão! Esta tem a sua própria - ela é ecologicamente correta - a Kokeshi-eco!












É isto que me faz me viver... obrigado ALE pelas belas palavras, como sempre a gentileza em pessoa!
Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...
Luuuuu!
As japas acharam lindo!!!! mostrei pra elas, elas até imprimiram o post e foram mostrar para o povo dos outros setores!

Pq elas só conhecem de madeira (e elas confessam, nunca fizeram uma, apesar de ter várias hahhaa)

E qdo elas viram (igual da outra vez) que era de um roll on que virou boneca, feita de papel e pintada a mão, elas enlouqueceram. Elas falam q vc é a Eco Tensai (hahaha outro apelido).

Uma senhorinha, que trabalha aqui de voluntária, viu a kokeshi e chorou. Pq ela disse que, qdo era criança (no pós guerra) a mãe fez uma boneca kokeshi pra ela (ela não podia comprar). Ela diz que era mto parecida com essa sua, , ela ficou emocionada.

Que lindo!

poxa, eu adorei! vou roubar as fotos rs.

Bom dia, obrigado, fiquei contente e o povo aqui tb!

33 comentários:

Márcia disse...

Meu Deus...vai ter criatividade pra reaproveitamento assim láááá no Jãpão !!! Ficou muito fofa !!!
Beijim e boa semana pra vc

Prycila Patrício disse...

ai que coisinha mais fofa... como eu queria ter o dom pra fazer uma tb... mas sô um desatre com isso... rss..r.ss.. por enqto vou só admirar...

Daniela Viana disse...

Oi Lúcia, amei sua bonequinha, linda mesmo, comprei este fim de semana duas kokeshis e vou postá-las loguinho tambem!
Beijos da amiga Dani...

Flávia disse...

Que linda e delicada!!!Acho que vou destruir meu ro-lon!!rrssrsr.
Obrigada flor pelas dicas e indicações!!
Bjussss té!

Fernanda Reali disse...

Eu gosto de kokeshi, mas não gosto de papel maché. Fica áspero e rugoso, não acho bonito. Não medei bemfazendo nem papel maché nem biscuit, foi tempo perdido, pois modelo muito mal.
Acho que tu tens mãos incríveis, pois mexe bem com maché, costura, pintura... tudo!
beijoooooo

Patricia Daltro disse...

Ficou tão fofa! Quero fazer uma de tecido. Adoro essas bonequinhas. Ai, adoro essas coisinhas mega fofas que você faz!

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ disse...

Lucia querida
Que Deus abençoe suas mãos e sua mente para continuar tendo tantas belas inspirações
Ficou um charminho sua kokeshi
Essa não vou me arriascar fazer não,tem que ter muita habilidade para manusear o papel
Quem sabe um dia eu tente
mas valeu o post,gosto dessas bonequinhas mas acho a historia delas muito triste trabalhei para um casal de idosos japoneses e eles me contavam tb essa historia acho que fiquei com isso na memoria
Ta linda parabens pelos trabalhos sempre muitos lindos e inspiradores

Eliane disse...

A bonequinha é bonita... mas que história triste, né... fiquei down...
bjs
http://www.larfamiliaecia.blogspot.com/

Suzi Musse disse...

Oi Lu
Só podia ser da tua cabeça esta idéia fantástica.
Adorei.
Uma hora destas ainda faço uma pra mim.
Mas não é melhor ganhar de presente?
Vou ter que fazer e dar pra alguém.
Muito beijinhos e boa semana.

Karla Jeanne disse...

Oi Lúcia!!!
olha não me atrevo a fazer o papel marchê, mas posso tentar fazer de tecido pode ser???
Semana abençoada amiga!!!
BJKS DE KARLA***

Rosana Sperotto disse...

Adoro papel maché, Lúcia! Teu trabalho com a técnica é tão lindo! Uma hora dessas nasce uma delas por aqui. Tô com um estoque de bolinhas de roll on, falta só me animar a por a mão na massa. Beijos, boa semana! Ah, fiz um sorteio relâmpago inspirada no teu balão surpresa, dá uma olhadinha.

Unknown disse...

Sempre criactiva.

Beijo e boa semana.

Édina Cunha disse...

Lu, minha nossa, que coisa mais linda,parabéns pelo trabalho, é lindo demais. Amo as Kokeshis e essa mais ainda porque é reciclada.

Adorei!
Beijos apimentados

Lado B disse...

nossa que legal, muito criativo o jeito que voce fez a bonequinha, eu quero fazer uma tambem :)

beijos, http://otaviab.blogspot.com/

Rosana Remor disse...

Lú,que coisa mais linda!Mas não me aventuro a fazer...vou comprar uma pronta...Olha a preguiça!!!Bjs!!

Anita disse...

Uma graçinha Lu, excelente o reaproveitamento e o resultado final. Ficou mto fofa. Bjs.

Maria Tavares disse...

Olá Lu

amei essa Kokeshi! Linda!

Bjs
Maria Tavares

www.cha-com-biscuit.blogspot.com disse...

Oi Lu, adorei a ko ko ko o que? acho que vou ter que voltar ao post, ah, não foi preciso, copiei da colega ali em cima, Kokeshi, é isso? Eta burrice a minha. Ficou muito fofa, quando vi achei que tinha usado aquelas garrafinhas de yogurte. Adorei.
Abraços.

Rose Oliveira disse...

Ah, ficou muito fofa mesmo! Gosto muito dessas bonequinhas e acabei de colocar no meu blog House Craft, um rico para borda-lá em bordado livre, dê uma olhadinha.
Beijinhos.

Blog da Joaninha disse...

Lucia adorei o tb, vivo a procura de coisas novas, e tb adoro as recicladas...
Teu blo é muito legal, ja me tornei frequentadora, bjsss de alegria

Unknown disse...

Lúcia querida, amei essa kokeshi, sua criatividade é ilimitada, adoro!!!!!!!!!!!! Estou louca por uma ou será duas... hahahahaa...bonequinhas dessas, andei pesquisando o preço por aqui achei meio salgado, nunca fiz papel machê, mas com sua orientação acho até que vou tentar fazê-las qq. hora dessas, vamos ver o resultado... se fizer , te mostro. Parabéns. Obrigada pela visitinha, fico muito feliz. Bjinhos, Layla.

www.ciailimitadaby-ladylayla.blogspot.com
(Maria Bonita Artesanatos handmade)

Maria disse...

Como ficou linda Lúcia!
Essas suas mãos são mágicas. Adorei também a escolha da cor.
Boa semana!
beijos

Ronda disse...

Oi Lú,
Ah, bom conhecer o significado da bonequinha Kokeshi.
Muito bacana como você usa a criatividade sempre pensando no reaproveitamento. Coisas que aparentemente não tinham mais valor renascem para uma nova vida.
Abraços!!

Calma que estou com pressa! disse...

antes de lançar a flecha - coloque um pouco de mel na ponta!
ou então mire para você mesmo - e veja se vai doer!

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Ah agora sim, eu entrei auqi e nao tinha mais o lugar dos coments, ate passei email hehe. Lindona a bonequinha, e de papel mache mais ainda .
Vou lá no sorteio, bjs Leila

1234 disse...

♥ Oi Lúcia, sempre que vejo essas bonequinhas lembro de você!
E a sua ficou show!!!
Já estou juntando umas bolinhas de roll-on...
Beijos! ♥

si disse...

que lindaaaaaa amiga ,fc muito fofa,vc tem um talento danado hein menina hehe.....que benção....que energia positiva sempre....adr seu blog ...
grande abraço da amiga si

Maria Amélia disse...

ficou linda.
bjs
mamélia

Héstia disse...

Menina do ceú, que coisa mais linda
Eu fiquei com vontade de tentar
beijos
Héstia
http://www.coisasdenatalie.com/

Aninha Fazendo Arte disse...

Na verdade as duas versões são verdades....a primeira é meia verdade porque as bonecas não são enterradas com a criança, e sim são levadas ao enterro pois acredita-se que a alma da criança fique na boneca e esta boneca seja então levada para dentro de casa trazendo prosperidade. E a segunda está certa com uma mistura da primeira. rs
Mas isso é claro, depende da crença de cada um né. Eu sou descentende de japoneses e pra mim elas são lindas bonecas que são dadas por pessoas que realmente gostam da gente e trazem sempre uma alegria no ambiente.
Agora vamos a sua kokeshi....ai que linda, ficou mesmo um charme e o melhor de tudo é que é eco total e nenhuma será igual a outra né. Muito linda!!!
Eu sei que já disse e não me canso de repetir....você é danada. rs
Bjks....Aninha

Raquel disse...

Navegando na internet achei esse site, e lembrei logo de você, tem vários modelitos dessas bonequinhas, cada uma mais fofa que a outra.Vou tentar fazer uma só que com biscuit, tenho vários vidros de desodorante bio da garnier, guardei eles para um dia usa-los, eles tem um formato legal e são bem resistentes. Quando fazer mostro no meu blog.Adorei sua visitinha no meu blog, volte sempre.

Grasiela disse...

oi Lucia, qto tempo

amo kokeshis, essa ta lindaaaa

quiserá eu saber fazer essas coisas fofas....

beijoca

Grasi

Anônimo disse...

Q linda, Lú!!! Tá emocionando o povo do outro lado do mundo, é? Ficou lindíssima é eco! E se é eco, eu goooosto!!

Beijokinhas e linda semana!

Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com