segunda-feira, 31 de outubro de 2011

- DIA DAS BRUXAS! ENSINANDO A FAZER SUA PRÓPRIA ABÓBORA COM PAPIETAGEM ! DOCES OU TRAVESSURAS!

Para quem quer saber um pouco mais sobre esta história, mitos... 

 O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
História do Dia das Bruxas

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e Tradições

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Halloween no Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.
Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).- Fonte - Dr. Google

FONTE BY LÚCIA 

-  Eu até agora não vi nenhuma comemoração para o dia do Saci!  E  não vejo esta simples brincadeira como algo tenebroso - e se tivesse medo de bruxa tava f.(ferrada) jo no lo creyo mas que hay ..hay... 

Tirando este lado- oh meu Deus é coisa do diabo - primeiro que se eu acredito em Deus , pra mim não existe diabo - esta é minha convicção- Falei... 

Prá mim traz lembranças boas , da infância dos meus filhos, onde se reuniam com seus amiguinhos e bolavam fantasias e as mães que se virassem ! 

Eles já voltaram pra casa com a sacola cheia , pois a vizinhança já sabia , já vieram me falando - Mãeeeee tem uma mulher que falou que não dava porque a igreja dela não permitia e páaaaaaaaaa -porta na cara das crianças.... isto que é ter religiosidade  .... 
Mas as crianças esqueciam rapidinho , preocupados tão somente com quantas guloseimas continha a sacolinha de cada um !

Mas deixando o papo prá lá - vim mostrar uma linda abóbora que virava atenção pública lá em casa - e esta eu fiz para um desafio artístico de reutilização - 
é feito de papietagem ! 



Que bonitinha!
a abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria
a vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.




Assustadooor! Com as luzes apagadas , e com velinha dentro - não pega fogo não ! Daí seria o perfeito dia Halloween

a vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas. 
gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso
  

Vocês reparem que eu faço tudo ao contrário! 
então já mostrei prontinha - agora vem a parte que eu ensino como eu cortei - é só fazer o desenho e aproveita teu lado bruxa má (que tem bruxinha boa por aí também) ..solta este lado e corta com estilete . Dá uma lixadinha ... e depois pinta da mesma cor na parte onde foi cortada!


Aqui começa o processo de papietagem 
- balão cheinho 
- colagem de várias camadas de papeis cortadinhos e muita cola - e tudo no mesmo dia que  o balão murcha hein....tô falando... oh as zunhas pintadas de esmalte, tinta, spray, betume e dez camadas de cola -


Eu faço assim - faço uma camada de folhas (daquelas que tu imprimiu e ia jogar fora>não joga mais não tá)(ecoxata implorando) e na outra camada sem esperar que a outra seque já vai colando outra camada desta vez de revista, ou jornal - algo diferente da camada de baixo - senão mistura tudo e não sabe mais onde já colou a outra camada - cola tudo por cima - fica uma nhaca braba ... e observem atrás tem um balão que murchou .. aqui também acontece estas coisas ...(mostrando atrás dos bastidores)


Espera secar e ficar bem dura - que nem madeira - e pinta como está lá em cima ! 

Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.

Doces ou travessuras? 
OS DOIS! 

22 comentários:

Jo Andrade disse...

boa tarde, adorei a ideia.

Maria Pimentinha disse...

Oi Lú que bom que vc gostou, fico muito feliz, afinal saiba que me inspiro muito em vc, sou lixóloga tbm.

Maria Reciclona disse...

Lu, minha querida bruxinha da reciclagem. Que saudade de você ! Adorei a idéia da Abóbora Jack. Eu também fiz uma sugestão reciclada para o Halloween , depois passa lá pra ver. Um abraço bem grandão e muitas gostosuras e travessuras para você.

Luiza Mallmann disse...

Hiper legal sua dica! Vamos usar as abóboras de verdade p um refogado ou p doce e usar reciclagem pras abóboras festivas... adorei a ideia Lú!!

Bjs
decorarsustentavel.blogspot.com

Amora Doce disse...

Êêê Lu querida!Se minha filha vê isso aí eu tô perdida...Tô aqui entulhada com um monte de encomendas e vivo tirando tempo pra fazer coisinhas pra ela (mãe é mãe...).Acho que vou me meter a fazer uma dessas pra ela também!Valeu pelo PAP!

Beijokas!
Tânia Schoenfelder

Sandra Mara disse...

Lú acabei de chegar da escola. Achei o post adequado, pois hoje os alunos que participam das aulas de capoeira resolveram comemorar o Halloween já que dia 31 será feriado. Quando abriram a porta da minha sala alguns alunos choraram de medo, outros caíram das cadeiras e uns me usaram como escudo. Tive de explicar e acalmá-los. Pena que li seu post depois, mas vou imprimir e levar para eles na qunta-feira.
Bjs.

Adelaide Araçai disse...

Adorei! eu também tenho ótimas lembranças destas festas..minha filha divertia-se muito.
Lucia Klein também é cultura! Deu um show de informação. Valeu!

Abraços

Sonia disse...

Vai demorar um pouco para ser popularizado o "dia do Saci"( eu nem sabia que existia), para as crianças o Dia das Bruxas é uma curtição.Deixa brincar, isso é sadio!

Manuela disse...

azunhas tão lindas, haushuashuasas
é unha de mulher arteira!
gostei do pap!
bjs

Vanessa Tavares disse...

Oi Lu!
Achei muito legal fazer a abóbora de papietagem, acho bem mais racional do que estragar um alimento só para enfeitar uma festa. Além de criativo, é uma técnica que eu uso muito e A-D-O-R-O!!
Vanessa Tavares
http://villasantoantonio.blogspot.com

A Véia do Blog disse...

Olá Lucia, adoro seu blog. E adorei aprender mais uma utilidade para bexigas. Adoooro bexigas.

Criei coragem para adessivar minha casa. Vc é genial, alem de ensinar nos diz entrelinhas: "Vamos lá meninas, vocês tb podem."
Sou profª de ballet clássico, então imagine meu desespero em achar bailarinas para adesivar. mas agora vou fazê-las, rs.

beijos

Tudo de Bom em Meu Lar. disse...

Adorei a ideia do balão!
Bjo grande ♥

PINTA ROXA disse...

é uma boa ideia, apesar de não " ligar" ao dia das Bruxas.
Bom final de semana.
Pinta

Adri disse...

OII lÚCIA,PASSEI PRA DESEJAR UM LINDO DIA, BEIJOS!

Elisana Bianchi disse...

Fica linda!!Já fiz uma assim com a abobora mesmo.O bom q essa não estraga .Feliz dia das bruxas!!hihihihi

Bjks

http://elisbianchi.blogspot.com/

Dani disse...

Q 10 ESSA IDEIA LÚ
BJINHOSSSSSSSS!!!!!!!!!!!

http://reciclaretudodebom.blogspot.com/ Deya disse...

OLA , ADOREI , ADOREI, SUA ABOBORA TA SUPER LARANJA, LINDA E ALEGRE, EU FAÇO A FESTINHA DE VERDADE QUANDO PUDER PASSA PRA VER,COLOQUEI FOSTOS DA FESTA DO ANO PASSADO, SEGUNDA DIA 31 TEM FESTA HEHEHE!!! TUDO MALUCA AS MINHAS AMIGAS BJ

Elaine Rosário disse...

Uma noite muito doce prá você!
Estou de Blog novo, quando puder, dê uma passadinha:
http://elainerosario.blogspot.com/2011/10/ola.html

Beijos

lenalima disse...

Lú!
amei a idéia, muito boa!
uma linda semana pra ti!
bjss

Bárbara Rezende disse...

Como sempre a Lu arrasando nos posts, temos história e artesanato!!!! Legal saber um pouco mais dessa comemoração que não é nossa!!! Adorei a ideia da abobora... Parabéns amore!!!

bjks

Casa de Lola disse...

Oi Lúcia,
saudades de vc. Que bagunça boa essa e depois uma arte super legal, adorei.
Beijos.
Lola BH

Ale Quejinho disse...

Que bacana! Gostei muito.
Ale