sexta-feira, 4 de setembro de 2009

- CRAQUELÊ USANDO COLA! PASSO-A-PASSO!!!

A lixologa e reciclologa está de volta!!!!!
sabe aquelas latinhas de atum? ir para o lixo? não! recicle ou reutilize?
seus problemas acabaram!!! rssrsrs
Nem precisa comprar aquele produto para craquelar >somente COLA!!!





 Estes porta-velas são latinhas de atum, pintadas, e depois craqueladas com cola!



E tudo começa aqui, latinhas de atum , passei uma camada de primer para artesanato! secou!


Passei uma camada de tinta cobre(em qualquer loja de artesanatos acha-se) e seca rápido!



Agora o grande segredo - a cola- qualquer cola - passe uma camada de cola sem deixar escorrer, espere uns 5 minutos, não pode secar nem estar escorrendo!


Aqui eu passei tinta latex branca diluída comum, pouco de água, não pode ser espessa, passe bem com pinceladas curtas , e sem esfregar !

Enquanto ainda se está passanto a tinta latex já começa o efeito craquelê!




Espere secar bem, eu fiz uma decoupagem com florzinhas cuidadosamente recortadas e coladas!





 Este vasinho também foi o mesmo processo!



Aqui! vou fugir do assunto! nas minhas andanças pela vila(catando lixus) olha o que achei, observem o ninho cuidadosamente elaborado-e olhem o detalhe eles>os passarinhos> usaram até fio dental (que alguns seres deixam por aí, eles reutilizaram em suas casinhas) ah eles são fofos >também reciclam , reutilizam e não poluem o nosso planeta, fazem casinhas para seus filhotes, cuidam deles até crescerem, dão educação, ensinam tudo que sabem e depois ensinam a voar livremente!
BOM EXEMPLO PARA NÓS, POBRE MORTAIS!


E no meu jardim > mais uma surpesa> um lírio floresceu hoje de manhã!!!!de uma batatinha que havia deixado no jardim!

E como não poderia faltar - a lixologa e reciclologa achou isto -uma moldura velha no meio dos matos, teve gente que ficou me olhando >com aquele olhar!!! sabem né!!! Ainda bem que eles já sabem que eu sou doida mesmo! então sem maiores explicações!
Huuummm.....ideiaaaaassss...



"PARE AGORA PARA REFLETIR> EM QUE MUNDO VOCÊ QUER VIVER> QUE PLANETA VOCÊ QUER LEGAR A QUEM VEM? " (Flávio Venturini-Ronaldo Bastos)

67 comentários:

Ana Rezende disse...

Hahaha lixologa, adoorei! Muito legal a tatica do craquele, vou tentar fazer, eu nao sei como faz e gostaria de aprender, sua ideia foi otima!
Beijinhooos.

Unknown disse...

Tbm adorei a lixologa e a recicologa, tenho um pouco delas em mim. hehehe. Adorei as latinhas com velas. ficou perfeito.

guida disse...

Em 1º lugar quero desejar tudo de bom para si e sua familia, que sua mãe tenha muita força e muita coragem. Emociono-me sempre com a sua história, Linda história de amor.
Obrigada pela partilha as latinhas de atum ficam o máximo.
Um grande beijinho e bom fim de semana.

Ozenilda Amorim disse...

Menina, quanta coisa, adorei a técnica do craquelê com cola, legal e muito econômica. Outra coisa, até gostaria de pegar coisas no lixo, mas aqui em Brasília nunca tem nada em lugar nenhum, só se eu for pro lixão, kkkkk (com todo respeito a quem vive disso). Agora uma pergunta, o que você vai fazer com esse ninho? fiquei curiosa.
;)

Re Batista disse...

Ana!
Você é demais mesmo!
Fico impressionada com a sua capacidade de enxergar o belo do lixo e de fazer arte.
Adorei o "suporte de não sei o quê" de papel marché.
Sou doida pra fazer algo de papel marché.

Adorei!

Já viu o cartãozinho que fiz pra você?

BjOs e ótimo fim de semana!

Rejane.

by Ana Claudia disse...

OIIII Adorei essa idéia para fazer com os lobinhos....muito legal!!! vc leu meu recado anterior????
preciso falar com vc sobre os lobinhos.
bjks

Elen disse...

muito interessante dica da cola, não tinha idéia...

e colo na pergunta da Nilda, o que vai fazer com o ninho?!??

abraços cheirosos

Paulinha - Reformando Nosso Apê disse...

Oi, reciclóloga querida!
Que bom que vc tá bem de novo! E pode ter certeza que as palavras foram do coração mesmo!
E vc tá bem mesmo, né? Cada idéia incrível que vc tem! Até a latinha do atum!!!
Ficou linda!!!
Beijão!
Paulinha
Reformando Nosso Apê

Kátia disse...

Adorei a dica das latinhas de atum!!!
vou tentar depois te conto!!!
Bjokas e bom feriadão!!!


Kátia
tudodbomptocom.blogspot.com

Amábile disse...

a cola eu não conhecia , já usei verniz mordente , adorei a dica , vou testar
bj bom feriado

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Reciclando mesmo,heim!!!
Ficou lindo!!!
Hoje estou postando minha sala,passa lá...
Bjs
Nani

Lili disse...

Oi amouuuuuure!!!
Que boa essa animação em fazer as coisitas!! Adorei!
Boa a dica da cola pra craquelar... eu não sou muuuito fã dos craquelês, mas a dica é muito boa!!!
E vamos engrossar o caldo: o que fará com o ninho? Tá pensando? Conta pra gente vai?!!?? :D
Bjks e um feriadinho especial pra vc! ;)

Ana Rodrigues disse...

Olá!
Que ideias boas!
Ficaram peças bem bonitas e bem úteis!
Quanto a ficarem a olhar... ñ te importes... isso é dor de cotovelo!
Linda flor que a natureza te ofereceu! mereces!!!
Já deve estar fervilhando uma ideia p/ a moldura ;)... vou esperar p/ ver...
Bjs e bom fim de semana

Unknown disse...

Adorei as latinhas de atum com vela!!! Aqui comemos atum quase todo os dias!!! vou tentar fazer =D Só nao sei como pedir primer para artesanato! uff e se nao coloca que pasa?
beijo MAlu
www.malukreando.blogspot.com

Blog Dri Viaro disse...

Lu, eu acho que a pessoa já tem que vir com o dom pra fazer essas coisas, rsrs, e praquelas que não tem dom tem as amigas que tem pra fazer pra ela, ou não?kkkkkk
muito lindo, adorei
bjsssss

Saron... disse...

Oi Lu,que bom que vc voltou com essa energia.Sempre Criativa e cheias de ideias,Amei essa tecnica de craquelê, muito simples mais com um efeito muito bom.
Bjos e Bom fim de semana...

dollystar disse...

Amigaaaaaaaaaaa parabéns por essas idéias...vamos falar a verdade, ninguém diz que esses veleiros são de latinhas de atum... essa técnica tb fantastica e já vou tentar aplicar.
Teu amarilis florido refinou a postagem!!!!!
Beijocas, fica com Deus e bom feriadão!

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

Oi Lu

Como vc descobriu a técnica!!!
Muitos parapéns para vc porque ficou realmente lindo.
Um ótimo feriadaãopara vc!!!
bjus ana maria

*Wlady disse...

Oi Lu! Adorei a aula que vc deu.
bjk e ótimo final de semana

Maria Tavares disse...

Olá Lu
eu acho que temos mesmo algumas coisas em comum e já me ri quando vi o teu ninho. É que no outro dia eu também apanhei um ninho na rua. É que estava tão bem feitinho que não tive coragem de o deixar lá. Quem sabe não uso em qualquer coisa um dia destes. Será que se eu fizer uma casinha de passarinho com aquele ninho eles vão utilizá-lo?????

Beijinhos e bom fim de semana
Maria Tavares

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Oi Lu, ah que lindinhos que ficaram os porta velas, hehe, se eu não tivesse as luminarias da Sutana que ela fez pra mim eu ia quere fazer umas latinhas, mas gsotei da tecnica. sabes que não sou arteira né ??? Nem tenho tempo pra inventar tb.
Comprei minha maquina d ecostura hehheheh, depois que chegar ninguem me segura tá !!!
Qaundo vc vier aqui vai me ensinar tudinho que sabe tá ???
Gostei d ever que vc está fazendo artes d enovo hehehhe, Bjs e bom feriado

Janice disse...

Que dica genial.
Fácil e barata.
Beijo:)

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Lucia, vai no blog da Rejane e veja o que ela fez pra vc , hehehheh, só tem uma coisinha que acho está errada , seu nome, mas tá lindo. bjs

Amanda disse...

Amiga, q legal... eu uso muito craquelê vou tentar esta dica maravilhosa!

Eu vi seu selinho na Rejane, a idéia dela é super fofa... Bjs grandes

Re Batista disse...

VOcê é que é demais mesmo!
Meu pai! Como eu ficaria magoada? Você é quem deveria estar com um erro tão grosseiro. Não sei porque encasquetei na minha cabeça que vc é Ana Lúcia! Mil perdões! Eu estou de cama já faz 3 dias, e fui finalizar o cartão ontem... acho que tô tomando tanta vitamina c, que estou ficando grogue. Desculpas minha querida. Já fiz a devida correção, que vergonha!
Espero que você saiba que realmente foi feito pensanso em você e especialmente pra vc. Até a imagem eu escolhi em especial pra vc.
Que bom que gostou... mil perdões.
Gosto demais de você querida.

Um ótimo fim de semana e feriadão.

BjOs.

Anna disse...

Super criativa esta idéias das latas, são lindas!
Compraria se você estivesse vendendo, adorei!
Bom fim de semana

pormaisqdmais disse...

Amei a idéia, e as dicas então, claro que vou tentar fazer igual, inda mais agora que tô em férias forçadas,rsrsrs. bjs 1000 - fffc

Unknown disse...

Menina, AMEI essa técnica de craquelê com cola. Eu nunca fiz nada com craquelê, mas acho que essa sua técnica me incentivou.

Vou tentar e depois te conto como ficou.

Beijinhos e lindo fds prolongado pra vc!

Lourdes Fiedler disse...

Olá amiga!
Eu prefiro essa técnica com cola, acho que fica mais suave, natural...
É... menina os passarinhos reciclam sim, por aqui eles reaproveitam até as rabiolas das pipas, e viva os bichinhos!!!
Que linda idéia a das latinhas de atum, só a Lúcia mesmo!
Um gostoso feriadão para você amiga.
Beijos

Lourdes Fiedler disse...

Minha querida amiga,
Eu não estava sabendo... deixei comentário no post anterior.
Beijos carinhosos.

analu disse...

Lucia!!! Tem um selo para ti no meu blog. Que bom que voltaste a criar, isto é ótimo. Eu já tinha feito há muito tempo atrás, foi ótimo ver o psso à passo. Beijocas bom feriadão. Ana Lucia

Ruby Fernandes disse...

Achei o máximo! Super simples né?
O efeito que dá é surpreendente. Parabéns.
Bjo bjo.

BEL. disse...

Olá Lúcia querida, que BOM q estás fazendo ARTE (essa é muito legal, pois deve ser fácil rrrsss) e nos mostrando!!! Só assim fico "tentada" a fazer algo diferente...Ahhhh, como eu gostaria de ter um ninho desses p me aconchegar...Um ótimo FDS p vcs. Beijos
BEL.

ANA LÚCIA disse...

Que super dica. Craquelê com cola... Uau! vou testar.
Bom feriado.
Abçs,
Ana

Nana disse...

Adorei a dica linda, vou encaminhar para uma amiga que anda fazendo arte rs
Olha chorei muito com o seu post abaixo, eu já passei boas com meus pais e importante é ama-los muito, pela postagem eu sei como vc ama eles de paixão!
Bjss e bom feriado

SGi/Sonia disse...

Tô pasmada!
Só com cola?
Tenho muito o que aprender com você ainda menina! E adorei a sua formação hahahaha Lixologa! Chic isso! hahahahahahah

Lindo demais os seus trabalhinhos(até parece novidade né?).
Tá tudo bem por aí?

Beijins:*

Re Batista disse...

Ô minha amiga!
Poxa, tudo o que voc~e disse é o que ei também sinto!
É como se te conhecesse a muitos carnavais mesmo... você é aquela pessoa que a gente já se identifica logo e se dá bem desde o início. Saiba que foi de coração, e por gostar demais de você, que dediquei sim um tampinho todo especial para você.
Tudo o que você faz é bonito, o seu jeito de ser é bonito...
Como eu disse: é um exemplo a ser seguido!
Você merece tudo de bom!
Um super beijo.
Ah e já melhorei!
Ótimo fim de semana e feriadão.
Sou sua fã!

Rejane.

inspirações da Jô disse...

Olá querida!!!!!!!!
É isso aí!!!!!!!!Animação e muitas ideias turbinando essa cabecinha hein?
Olha, eu amei de paixão esse porta velas; ficou elegantérrimo!!!!!!E o vasinho é um chuchu!!!!!!!!
Quanto ao ninho, é tão gracioso onde os pássaros tecem com tanto carinho para seus filhotes, que a gente fica mesmo encantada com essas belezinhas que Deus criou pra "colorir" o mundo!!!!E ainda falando de natureza, você viu só como as flores exercem esse poder de fascínio, trazendo alegria e enchendo nossos olhos com tamanha formosura!!!!!
E aí, o que vai aprontar com essa moldura hein?Estou curiosa!!!!!!
Beijo, beijo, beijo e um excelente final de semana!!!!!!!!

disse...

Com passo a apasso e tudo...assim fica muito fácil. Obrigada pela dica adorei.
É bom você voltar a fazer algo que ocupe o tempo assim a cabeça fica melhor.
Li o post aanterior e me comovi muito com o texto. sua deve ser uma pessoa maravilhosa e apaixonada por seu pai, expresso nos olhos dela.
Amar nossos pais é mais que um dever é uma devoção. Papai já se foi faz 15 anos e até hoje eu o sinto tão pertinho a mim. A mamãe está bem com 76 anos mais super bem. Nossos pai são nosso porto seguro.
Obrigada pelas palavras carinhosas e por me achar nova. Ando meio atrapalhada ainda, meio lenta pois acabo de sair de um tratamento de quimio e rádioterapia, que me debilitou muito. Mas graças ao bom e misericordioso Deus estou curada. Agora é correr atras do tempo perdido(entre "") pois aprendi muito e dei uma virada na vida.
Beijos minha linda seu trabalho é maravilhoso e sua família é abençoada com certeza.
Oro port ti!
Beijos e beijos!

Studio Cioccolato disse...

Lúcia querida!

Ficaram lindos os porta-velas, nunca imaginaria que eram latinhas de atum! E craquelê somente com cola para mim é novidade...ficou muito lindo mesmo!

Estou passando para avisar que está rolando um sorteio de aniversário do Cioccolato, e ficaria muito feliz com a sua participação!

Espero por você. Beijos!

Márcia disse...

Oi amiga !!! Que bom que está mais animadinha !!! Fico feliz !!! Eu sempre penso como eu lidaria se acontecesse certas situações comigo, mas acho que só na pele dá pra senttir né ?! Enfim...
Bom, eu colei com cola branca o viés só que na minha amadorisse não sei se coloquei cola demais ou cola errada. Eu sei que conforme ia passando o dedo a cola do viés grudava no dedo, que grudava no viés, que grudava no dedo de novo e ia soltando aquelas poeirinhas e grudando no viés sujando tudo....entendeu o drama....rsrs
Vc provavelmente vai conseguir fazer melhor !! Promete que me conta o segredinho !!!! Pleaseeeeeeee
Beijim e bom feriadão

Lily disse...

Oi Lúcia! Fiquei de boca aberta com o craquelê com COLA, e amei as latinhas de atum. Vô deixar aqui o meu mail para me passar o risco do gatinho e do passarinho - eliene.liih@hotmail.com . Por falar em passarinho que história é essa de 'pegar' o ninho dos bichinhos? kkkkkkkkkkkk

by Ana Claudia disse...

Oiii...tb estou fazendo o seu kit. Espero que vc tb goste...demorei p/ imaginar alguma coisa que vc venha a gostar....kkkkk!!! muita calma nessa hora!!!
Meu tel é 3267-4768. Mais resolve logo que o pessoal tá querendo marcar para dia 12 agora, sábado que vem acho...eles vão ao parque ecológico e tavam pensando em fazer lá. Que achas?

Anna disse...

Entreter a cabeça faz com que momentaneamente esquecemos o mundo.
Suas latinhas são maravilhosas, você é uma grande artista!
Eu também sou lixologa, não posso ver uma coisa que começo a imaginar a peça diferente.
Amiga dar força e ser forte não é facil não. Deus esteja com vocês .
Beijos

Barraco Chic disse...

Amiga, vou te confessar uma coisa, "Eu adoro uma caçamba de lixo e tenho um olho treinado para isso" então amiga nem estranho as pessoas me olhando.
Esta tecnica do craquele eu também já fiz é super fácil, né. Bjss.

☼ Carolina ☼ disse...

Hola,
que buenos reciclados!
gracias por visitarme!!
nos vemos!!
cariños
c@
☼ Carolina Artesanías ☼

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Lúcia,querida, amei seu último comentário em meu post do ateliê. Vc tem razão; acabamos virando amigas de todas as horas. Isso é muito bom.
Sobre o seu post de hoje, mais uma vez me surpreendo com tanta criatividade. Parabéns. Um abraço e boa semana!

susi disse...

Idéias brilhantes, as latinhas de atum ficaram barbaras,confesso que nunca tinha pensado nisso,e agora vendo aqui parecem tao obvia e dai vem a classica pergunta: como nao pensei nisso antes?
O ninho de passarinho nos serve de liçao nao acha?
bjks

Studio Cioccolato disse...

Lú, faltou você responder à pergunta para participar do sorteio, ok?

Beijão!

Studio Cioccolato disse...

Olha que coincidência...eu escrevi aqui e você escreveu lá ao mesmo tempo!!!

Você já está participando!
Boa Sorte, Lú!
Beijos!

Mimirabolante disse...

Simplesmente maravilhosas,as latinhas......O ninho!!!!Estou acostumada a ver estas preciosidades,é incrível a criatividade dos passarinhos......Sabe que um casal de sanhaço verde esté tentando fazer um ninho na minha inpressora???Olha,tem um selinho para vc lá no Mimirabolantes e aproveita e me diga o que vc faz ?

lu pietra disse...

Obrigado pela dica das latinhas....amei...tenho uma quantidade delas, forrava com tecido e colocava velas feitas por mim ...agora vou pintar desse jeito..vivendo e aprendendo...por isso que resolvi criar meu blog tb...depois de ver tanta coisa linda que as pessoas fazem me animei...precisamos contribuir para uma qualidade de vida melhor pra todos...eu contrui uma casa toda com material reclicado achavam que tava louca mas ficou maravilhosa com a minha cara...namaste...

Nina disse...

Muito legaus seu bloog ! Obrigadá pelas dicas.
Visite o meu tbm .. :)
Beiijo

Nina disse...

Muito legaus seu bloog ! Obrigadá pelas dicas.
Visite o meu tbm .. :)
Beiijo

Cynthia Saccoman disse...

ADOREI!!!!
Muito fácil a técnica.
Eu adoro fazer artes, só me falta criatividade...hehe
Beijinhos

Anna disse...

Obrigada por querer me ensinar, mas quem sabe se um dia você vá ao RJ ou a Campinas e nos encontramos.
Seria um prazer te conhecer.
Beijos

Anônimo disse...

Simplesmente amei, ficaram lindos. Bjs

Unknown disse...

Hummm,
Parece fácil, e tem um efeito lindo!!! Será que consigo? Acho que vou tentar! ;)
bjocas,
Carol

Luci Cardinelli disse...

Tem um tempo que guardo latinhas de atum sabendo que um dia iria ter uma utilidade. Adorei a idéia!!

abçs e ótima semana!!

Christianne Teixeira disse...

Adorei seu blog! Muito legal esta estória de lixóloga. Parabéns!!

Christianne Teixeira disse...

Adorei seu blog! Muito legal esta estória de lixóloga. Parabéns!!

Sônia Pb disse...

Adoro suas idéias...... sou meio lixóloga também...
bjs
Sônia

DecorflorindoUnhas Adesivos disse...

Oi, tbém sou uma lixóloga, gostaria de saber se no vidro vc tbém usa tinta latex na cola pra craquelar, fiquei curiosíssima. bjsss

Unknown disse...

Oi Lú não tinha visto o post das latinhas estou guardando algumas não sabia o que fazer, vou tentar, lindas!!
bj

Nadja disse...

Meu apelido agora é Cata lixo, pode?

Pra ajudar foi inaugurado um Ecoponto ao lado do cond. onde moro...hehehe

Tenho encontrado coisas lindas!

Arte Sana Sonia disse...

Que bomq ue voltou a reciclologa!! bem-vinda.
Bjs

Patrícia Gonçalves disse...

Que belezinha este craquele, ficou show
bj
Paty