terça-feira, 21 de setembro de 2010

- DIA DA ÁRVORE ! PLANTE ESTA IDÉIA!

Hoje! dia 21 de Setembro comemora-se o dia da árvore!
Em 1965 , acontecia na última semana de março, a festa anual das árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco!  
Depois passou para o dia 21 de Setembro devido a chegada da primavera! Quando elas produzem flores que darão origem à novas árvores!
Muitos pensam que a árvore  Pau-Brasil simboliza o Brasil,mas é só no nome;  mas na verdade é o ipê amarelo> uma das cores que representa o nosso pais!

CAROÇO DE ABACATE VIRA ÁRVORE! Depois de um mês virou uma bela de muda - pronta para ser plantada! Mas como é uma árvore que fica enorme - tem que respeitar o lugar onde vai ser plantada!



Aí começa a experiência ! um copo baixo , um caroço de abacate já bem maduro, e semente já está até brotando dentro da fruta , três palitos espetados,  deixar a semente na água pela metade e trocar a água sempre que precisar!


Há pedidos! o alimentador de passarinhos que postei AQUI, me perguntaram  como a comidinha  caía para a colher de pau! Estão pensando que acertei de primeira?  
Foram tres potes de amaciantes como experiência! Na primeira fiz o buraco mais abaixo atrás e a comidinha não caía! Na outra fiz o buraco muito grande e a comidinha caía para todos os lados...Então aí está a frente dele-um buraco pequeno para encaixar a colher, depois fiz um triângulo bem retinho , assim a comidinha vai caindo!Mas fiz tudo estudado , tem uma vacilada enorme aí gentemmm! Nesta minha experiência - a colher ficou muito para cima- então a comidinha que está embaixo no recipiente nunca vai cair! Na próxima acerto- agora vocês já sabem onde não errar! E foi exatamente por isto que fiz assim.... para vocês verem e não errarem ....(convenci?) 
 





Exatamente hoje, esta linda flor abriu-se para se exibir! É um tipo de orquídea de jardim. As cores são apaixonantes, parece uma pintura em aquarela !
 
Respeite a natureza, assim ela sempre te respeitará e te dará o retorno!

37 comentários:

Fabiana Simone Torres Tardochi disse...

Muito interessante essa do abacate. Não sabia. Pena que não tenho espaço para plantar, senão com certeza iria providenciar minha mudinha. Que flor mais linda essa hein? Bjs!

chica disse...

Quye legal e a flor veio saudar a primavera...beijos,chica

Jaqueline Köhn disse...

Adorei o post...obrigada por nos lembrar deste dia!

E que flor linda...

Beijinho amiga!

Cristiane Chiosini disse...

Ah, Lucia.
Se vc errou tentando acertar pra mostrar tudo direitinho pra gente, então tá perdoada ! rsrsrsrs
Obrigada por explicar.
Adorei a muda de abacate !
Queria muuuuuuuuuuito morar numa casa (que poderia até ser quarto e sala) com um quintal enorme, pra plantar várias árvores frutíferas. Deve ser tuuudo poder colher uma fruta no quintal de casa, né ?
Beijos.

Cheiro de Vanilla disse...

Hoje em celebracao do dia da arvore, ganhei de um supermercado da cidade 2 mudas de cereja, to tao feliz, quero planta-las em vasos e deixa-las crescer juntinhas.
Amei ver vc fazendo mudas de abacate.
Bjs....

Mery Vale disse...

Oi Lúcia,
que linda a flor...adorei a idéia do caroço de abacate...!!!
E vamos cuidar mais das nossa árvores...cuidar com cigarros jogados nas estradas...que dão ínicio aos incêndios e matando nossas florestas!!!
Beijos e saudades,
Mery

Fernanda Reali disse...

Não tenho comoter um abacateiro em casa, mas vou fazer a experiência para as crianças aprenderem como sai a planta da semente. Adorei!

Larissa Lieders disse...

Muito legal a sua comemoração pelo dia da árvore, Lucia!
Mas eu tô fora de abacateiro, cresce muuuuito! hehehe
Boa semana!
Bj

Anônimo disse...

Oi Lú
Adorei o post
Parabéns...
Aprovadissima a idéia
Bjokas

Manuela Nygaard disse...

OI Lu
eu tenho um medo de botar comidinha pra passarinhos aqui... é que umas 2 casas a frente da minha tem um pombal.
mas adorei a ideia do alimentador, mt fofo!
e gostei tb de saber como se faz muda de abacateiro!
bjs

Silvana Fabbri disse...

Opa .... vou ser obrigada a comer aquele abacate que esta na geladeira hoje mesmo kkkkkk.
Vou fazer isso.
Beijokas
meumundocordeabobora

Recolore disse...

Essa semente de abacate me lembrou do tempo de escola.
Que lindo!!
Beijo,
Rosana

Recolore disse...

Essa semente de abacate me lembrou do tempo de escola.
Que lindo!!
Beijo,
Rosana

Sandra disse...

VENHO CARINHOSAMENTE ENTREGAR EM MÃOS O MEU CONVITE DE ANIVER PARA O DIA 22.09.2010
LOCAL:CURIOSA.
HORÁRIO:DURANTE TODO O DIA.

É COM MUITO CARINHO QUE DEIXO O CONVITE A VOCÊ. ESTAR AQUI JUNTINHO DE VOCÊ É TER A CERTEZA QUE A VIDA NÓS DÁ DE PRESENTE, MAIS UM DIA..UM ANO MUITO ESPECIAL: O NOSSO ANIVR.
CELEBRAR A VIDA É TUDO DE BOM.
QUERO COMEMORAR CONTIGO ESTA DATA TÃO ESPECIAL.

VOCÊ SERÁ O MEU MELHOR PRESENTE..
VENHA SE DIVIRTIR COM A CURIOSA.
SERÁ UMA LINDA FESTA..
VAI TER BOLO, CHAMPANHE, DANÇA, SALGADINHOS..MUITA ALEGRIA.

UM GRANDE ABRAÇO..
DEUS TE ABENÇOE.
CARINHOSAMENTE
SANDRA

Sandra disse...

Um dia muito especial o dia da árvores. Plantei muitas na minha vida. Nunca vou esquecer.
Um grande abraço,
Sandra

Vero Kraemer disse...

Lindo post , Lu!!!
Eu planto sempre, adoro!!! Aqui no Atelier tem muito verde, pena que não tem quintal...
Amei a muda de abacate!
Beijosssssssssss e boa noite pra ti
Vero

Anita disse...

Éeee, vivendo e aprendendo, essa da semente do abacate adorei, pena que não dá pra plantar aqui, snifff. O alimentador tinha me deixado com uma pulga atrás da orelha de como caía a comidinha. Agora sim,ainda bem q vc fez o laboratório de experiência pra gente aí primeiro, rs. Bjs.

Patricia Daltro disse...

Adoro plantas, pena que onde moro o concreto tenha vencido quase totalmente. A exuberância de uma orquídea transforma qualquer ambiente!

Francine Stein disse...

Preciso fazer uma mudinha de abacate, sempre fazia quando criança, nem lembrava mais...
Sabe que quando vi o tratador, nem percebi esse detalhe rs mas lógico que a colher bem embaixo fica melhor.
Linda essa flor, tenho dessas aqui em casa também, agora não lembro o nome, mas desse tipo tem brancas e amarelas.
BJs

Bárbara Rezende disse...

ADOREI A MUDINHA DE ABACATE!!!

HEIIIIIII CADA A FRASE... VAMOS PASSAR UM FINDI JUNTAS NAQUELE MARAVILHOSO RESORT!!!

BJKSSSSSSSSSSSS

Ronda disse...

Olá Lúcia,
Muito legais as suas idéias ecológicas. A natureza está mesmo precisando dessa força.
Aqui na minha cidade, os mercados aboliram as sacolas de plástico comum. Agora só as biodegradáveis, mas custam R$0,19 cada. Então o melhor mesmo é trazer a sacola de casa. Ainda há muito o que se fazer, mas pelo menos é um pequeno passo na direção correta.
Abraços!

Rosana Remor disse...

Gosto muito das suas reflexões!!Bjs!

Ronda disse...

Olá Lúcia!

Adorei o seu comentário, é bacana conhecer pessoas com diferentes personalidades. E você é realmente uma pessoa com personalidade bem marcante.

Vamos ao meu caso específico (que talvez seja o caso de muita gente). Devido à baixa qualidade das sacolas plásticas comuns, o normal era pegar muito mais sacolas do que o que conseguia consumir como sacola de lixo. De tempos em tempos, a solução é fazer uma sacola de sacolas e mandar para a reciclagem. Mas não sei se onde você mora é assim, por aqui a reciclagem não engrena, de acordo com reportagem do Estado de São Paulo, boa parte do material reciclável vai para aterros. Ponto para você: culpa da ineficiência do governo.

Concordo também que os mercados ganham nos seguintes pontos: deixam de fornecer sacolas comuns, vendem sacolas biodegradáveis e ganham com a propaganda 'sustentável'. Seria ingenuidade achar que eles estão sendo simplemente bonzinhos.

Minha estratégia por enquanto é comprar 1 ou 2 sacolas biodegradáveis (essas que custam R$0,19 e se desafazem em 18 meses) para as coisas "molhadas" (queijo, margarina, iogurte, etc), e o restante das compras vai para as sacolas trazidas de casa. Aqui em casa tem uma gaveta cheia de sacolas velhas, depois que essas acabarem, as sacolas biodegradáveis vão virando saco de lixo.

É verdade... nós estamos pagando a conta, mas ainda acredito que o resultado final é positivo (talvez um pouco menos depois do seu comentário... rsrsr)

Abraços!

Cissa Branco disse...

Lúcia,

Você me fez viajar agora no tempo, lembrei de casa e dos meus pais guardando o caroço do abacate, secando como minha mãe diz, para fazê-lo brotar. Muito jóia, adorei reviver esse momento.
Beijos

Sissamar disse...

Que coincidência! Tb tenho um pé de abacate que plantei! Mas enterrei mesmo o caroço na terra, e agora já está assim mais ou menos do tamanho dos teus! Espero mesmo que vinge, apesar de não saber se ele se vai dar bem com o Inverno daqui :(
Um beijo
Silvia

Maria Luiza disse...

Muito legal! Já espetei muito caroço, batata, então, ficava a coisa mais linda. Eu tbém postei uma história linda da árvore e a foto é daqui da praça onde moro.Mas, o motivo desse comentário é que agora de manhâ recebi um e-mail, sobre o National Girlfriend's Day onde há a melhor definição prá vc e mulheres muito ativas e criativas: "Seja o tipo de mulher que, quando seus pés tocam o chão a cada manhã, o DIABO fala "Oh droga, ela acordou." Muito bacana, né? Beijão!

Teresa Agrello disse...

Que lindo ver o abacate brotando... a natureza é realmente fantástica!
Lúcia, vem visitar meu blog e ver a cadeira de pregadores que fiz seguindo seu passo-a-passo.
bjins
Teresa

espaço esplendoroso disse...

Oi Lú, que bom conhecer pessoas assim como vc. Ñ se menospreze até voltei lá e li seu texto de novo,ñ tem que ter vergonha nemhuma, esta é vc transparente. E está ótimo cada um tem seu toque único, é seu jeito de colocar, simples e claro. Quanto a bagunça, mudança é assim, e vc só seu nick já diz tudo, calma que estou com pressa rrsrsrsrsrs. Agora vc tem que ter muita calma nesta hora, faz o que pode, o resto se ajeita com tempo.Relaxe e curte a vida. Quem sabe a gente ainda se conhece pessoalmente. Bjus.

Karen Fagundes disse...

Oi, Tá lindo seu blog!
Estou numa dúúúvida.... Me ajude no meu Blog
http://casaefilhos.blogspot.com/2010/09/quero-ser-so-dona-de-casa.html

Bjoss

Adriana disse...

Oi querida amiga, vc conhece o site Artesão mineiro?(http://www.artesaomineiro.com.br/categoria-Divínos_de_Madeira-31.htm) .É QUE FAZER UMA COMPRA COM ELES , MAS ESTOU COM RECEIO, NÃO CONHEÇO, será que são confiáveis?Obrigado , beijos!

Sherol Vinhas disse...

Hooo Lucia, obrigada pela lembrança, com a Jane do blog Janela do sonho.Acabei de comentar lá. Eu sei fazer aquela luminaria, só ñ tenho o pap pronto, mas pra td da um jeito.
Querida, a-do-rei a dica da muda do pé de abacate, eu vivo dando uma de experta em plantios e vivo me lascando. rsrs
Beijos e fica com Deus.
Ps: O maridão já melhorou?

Cíntia disse...

Adorei a experiência da semente,muito interessante!!!E que flor mais linda Lúcia, é para brindar a entrada da primavera né?Beijos

Ronda disse...

Oi Lúcia,
Se você queria me fazer pesquisar sobre o assunto, conseguiu... rsrsrs... existem alguns estudos de sacolas "realmente" biodegradáveis, mas pelo que entendi ainda não são (e talvez nem sejam) usados.

A Basf e o Carrefour estão simplesmente contando uma história para boi dormir? A propaganda no site da Basf indica que o produto é 100% biodegradável, mas ainda não consegui concluir o quanto desse "100% biodegradável" é propaganda enganosa, afinal o poder da economia às vezes prevalece sobre a ética.

Legal a troca de idéias. Vou continuar minhas pesquisas...
Abraços!

Lua disse...

Oi floorr..
Brigadão por seguir o blog..
Adoro teu blog tbm...
As musicas sao otimas né? amo, escuto smepre pra segurar a revolta..
hahaahahaha
bejaoooo

Andréa Fenerich disse...

Eu também adoro flor, árvores, plantas a natureza em tudo...pena que eu não sei cuidar muito bem das minhas plantinhas, minha mãe que cuida delas pra mim. Semana passada plantei uma mudinha que ganhei numa festa, a pobrezinha morreu quase que no mesmo dia =(
Em casa a gnt também tem um ipe branco, enorme, talvez vc deve ter até visto ele no meu blog... é lindo


bjosss

PS: to ansiosa pelo sorteio hahaha

Aninha Fazendo Arte disse...

Que dica boa essa da semente do abacate....vou plantar uma aqui. Adorei!!!
Bjks...Aninha

Renata C., UMA EXPATRIADA (mulher moderna, esposa, mãe...) disse...

Olá!
Esta semana,por conta da Primavera que se iiciou no Brasil, postei algumas fotos de orquideas do meu jardim, aqui... na Tailândia!Acho que vais gostar!
Bjka!