domingo, 28 de abril de 2013

- OVELHAS DE POMPOM ! PASSO A PASSO DO POMPOM




Apresentando minha mais nova fazenda , só de ovelhas !
com cenário feito pela cenografa oficial do blog,
"eu , eu mesma" 
tem céu azul , graminha verde , e o sol  de crochê , que fiz só para este cenário!  
Adorei fazer as  ovelhas pompom  com esta lã que ja dá efeito de ovelha mesmo - barroco soft Círculo para as branquinhas e barroco Decore Círculo , para a malhadinha







As duas se perderam do rebanho







Querem aprender como se faz as ovelhas ?  AQUI






Esta foi minha aquisição artística  , há mais de 20 anos , quando comecei o processo de coisas fofas que só mães babonas fazem !
- é eu ja era aficcionada por pompons , aliás  foi uma das artes que aprendi com minha mãe! 

 Então o que precisa para o passo-a-passo dos pompons?

- chamarei de "círculares pomponístico"
- lãs , muitas lãs  > porque isto vicia também !
- estilete 
- tesoura 
- e  adorar fazer pompom ! 




Começando o processo pomponístico
- escolheu o tamanho que quer ,  pegue os dois "círculares pomponísticos" 
-corte um bom pedaço de lã ,segure a ponta contra o "circular pomponístico" e passe o fio por dentro do buraco






- puxe bem do outro lado







- vai passando a lã por dentro do buraco e puxando todo fio de lã , deixando bem firme!













Acabou o fio?   
- corte outro pedaço de lã e comece o processo , segurando a ponta que acabou e  a que está começando,  vá enrolando por cima  bem preso , para não soltar !






- quando acabar o processo de enrolamento, segure bem a lã enrolada e vá cortando com estilete - passe o estilete bem entre as duas "circularespomponística"





Tá tudo cortado?
-agora é ficar fria , bem calma...
respira fundo...
e corte um pedaço pequeno da lã
-passe por dentro das duas "círcularespomponística" e amarre bem,
eu costumo dar duas voltas com dois nós  





agora pode soltar o ar ! Ufa 
e tirando devagar as duas "círcularespomponísticas"







Agora vem o processo pompom -fofo! 

- segurando a lã que amarrou o pompom ,   vai descabelando soltando a lã e aparando para dar a forma de pompom- fofo 
- até chegar onde achou que está como tu quer que fique!   
Nossa enrolei agora tudo !como professora , sou ótima pomponeira!








Outra ideia legal
para quem não tem o fazedor de pompons em madeira ,
eu já fiz várias vezes com papelão,
assim,  desenhados e recortados e deixando uma entradinha para lã, bem prático , mas provavelmente só usara uma vez na hora de cortar com o estilete, corta-se o papelão também ! Mas, se la vie...








Aqui o processo da fábrica em andamento
vários pompons prontos,
dois sendo feitos,
o grandão bonitão ali fazendo uma das ovelhas malhadinhas 
e o outro menor é este de papelão 








que se faz também do mesmo jeitinho do outro,
todo o mesmo processo de "enrolação" de lã e depois cortar com estilete , amarrar e soltar !





46 comentários:

chica disse...

Que amor! Muitos deles eu fiz, aprendi com minha mãe! Lindo aqui! beijos,ótimo fds! chica

* Gaby * disse...

que super!!!!! Amei as fofurinhas!!!
Obrigada por compartilhar!!!!
bjos!

Beth Salvia disse...

Lúcia essa arte é milenar na França, poxa vc nos surpreeende a cada , só via esses pompons pelo lado industrial, pensei q ninguém mais os fazia, blz, bjus

Sandra disse...

Lu, que idéia bacana, o efeito da lã ficou muito legal.
Aprendi a fazer este pompom quando era criança e nunca mais esqueci. Já viu na internet mini pompons usando fica K7?? Fica bem delicado e muito criativo.

Beijos, Lu, estou em recesso de trabalhos manuais :/

Isadora disse...

own que coisas mais fofinhas!!
Amei!!! Ficou lindo o cenário!

Gir Guerreiro disse...

Ehhhhhhh...agora já sei fazer o corpinho fofo das ovelhas e as pernocas e cabeça?rs...hahahaha...Diga : Aí, vc já quer demais!!!
Adorei o PAP>
Bj

maria luisa disse...

Que fofas, Lucia!! tb tenho as minhas, mas são magrinhas, as tuas estão mais bem tratadas!! rsssssssss
bj

Zizi Santos disse...

Olá Lúcia pomponística!
eu não sei o que eu vejo: rosinhas feitas de lata? ou peras feitas de lâmpadas? ou ovelhinhas pomponisticas? feitas com a maior delicadeza. Mas entre as ovelhinhas ornava uma tesourinha charmosa. Já tentei comprar aqui, mas era caríssima, pensei até que fosse banhada a ouro, rsrsrs
Toda blogueira tem, vou comprar a minha, quem sabe desperta em mim, uma Zizi pomponística!

Lu, ficaram lindas, assim como é tudo o que fazes. Adorei o pap
beijo
zizi

Rosana Remor disse...

QUE FOFURINHA!!!EU QUERO UMA PRA MIM!!BJS.

crochetdaheloisa.blogspot disse...

Oi LU

Essas suas ovelhinhas vao querer passear no meu gramado...brincadeirinha. Sao fofinhas demais e foi a primeira coisa que pensei. Essa tecnica é muito legal e pratica. Vc me disse uma vez que usa o PHOTOSCAPE (isso?) pra melhorar suas fotos. Mas como é? Suas fotos ficam lindas e bem largas no blog e as minhas ficam pequenas...quando alargo....ficam horrivies. Viu minhas sandalinhas? Eu colocquei no Instagran e nao paro de receber encomendas. Ja faz tempo que nao fazia tanto crochet porque minhas maos ficavam dormentes....Ah ..achei uma cabaça e vou guardar pra voce quando vier a Floripa...vai inventar alguma coisa....To fazendo as sandalinhas de crochert e fiz um PAP igual a minha cara...bjs Heloisa

Maria Luiza disse...

Tá, tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas e as partes baixas, como se faz? Orlhas e focinho? Sou meio antinha, como são de fato as ovelhinhas e é por isso que elas precisam de pastor! Enquanto espero... um abração!

Renata disse...

Oi Lú !

Muito fofas suas ovelhas pomponísticas!! E que lã mais linda, o pompom parece coco ralado!
Desse jeito, com os cículos, fica mais fácil, que ótima ideia!
Adorei !

Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Luzia Lira Pedagoga disse...

Lindinha demais essas ovelha.Umas fofas. Incrível o PAP.


Bjos Luzia

Anônimo disse...

Só tu Lú,conseguir fazer ovelhinhas fofinhas e cheias de charme com pompons macios.O tutorial-pap ficou um espetáculo.Show nota mil!!,
Beijinhos e final de semana com sol e arte.

Jaqueline Köhn disse...

Oi Lu

Ficaram uma graça suas ovelhinhas!
Ahhh, vc já conhece minha casa nova?

Passa lá pra me visitar, tô esperando!!

Beijinhos

Maria Amélia disse...

Ai adorei, preciso comprar esse fio pois dá um efeito muito legal

sonia tolfo disse...

Com esta lã e estes moldes, fazer pompom ficou super fácil!
Uns amores tuas ovelhinhas!
Abraço!
Sonia

Dalila Pinheiro disse...

Oi Lu,
Que mimo!
Parabéns!!
Bjs

Patrícia Gonçalves disse...

OI Lú!!!!!!
Mudo meu nome se eu não fizer um pompom...kkk
Depois de um pap super explicado e fofo assim, é covardia não fazer.
Amei o rebanho, sem palavras pra tanta fofura assim...
Nota 100000 pro cenário. Você tá arrasando......tenho tanto orgulho de ver tudo isso....Parabéns minha amiga !!!!

bjsssssss
Paty

M de Maria Ateliê disse...

Oi Lúcia Pompom :)
Adorei as ovelhinhas, não conhecia essa lã, sou uma negação nesse universo rs
O cenário ficou lindo, adorei a produção!
E tudo explicadinho :)
Dessa vez os vizinhos não ficaram espiando rs

bjs e ótimo finde!

Jussara Neves Rezende disse...

Amei! Eu AMO ovelhas! Elas ficaram super charmosas e a lã que vc usou com certeza as deixou muito fofinhas!
Lindo FDS!
Jussara

Unknown disse...

Uma fofura...lembrei de quando eu fazia as bonequinha de pompom. Que hoje nem lembro mais, eu acho....rs
Beijos Cintia
Http://artesanatosdacintia.blogspot.com

Saron... disse...

Lú amei o pap.Sou uma negação pra fazer esses pomponzinhos.Nunca saem certinhos.Mas vou tentar fazer com esses circulos de papelão pra ver se dá certo.Bjs

Regina disse...

Lú querida

Amei de paixão essas lindas ovelhinhas.

Essa lã que voce usou é linda!!

E as fotos, que maravilha!!!

beijo carinhoso

Regina Célia

Mônica Pinho - Luzearte Atelier disse...

Muito legal. Adorei. Ficaram lindas as ovelhas e cenário.

Ana Paula R. Portela disse...

Menina, falastes de mim, mas vc também é uma multiprendada!
E me pegou de jeito, pois sou apaixonada por ovelhas e renas!
Vou tentar fazer uma, depois mostro.
Bjs e obrigada pela visita.

Cici Senhoretti disse...

É muito gostoso fazer pompons, né!
Me lembra muito a minha infância, qdo a minha mãe fazia para meus gorros de lã... hehehe! Saudades.
As ovelhinhas são muito fofas (literalmente falando tb... rs!). Amei demais.
Bjns, e obrigada pelo seu carinho, viu!
Um ótimo findi.
:)

Anônimo disse...

Que legal, Lu, amei seus carneirinhos! Acho que vou tentar fazer com papelão pra testar.
Adorei essas fofuras! Bjs e bom findi!

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Menina!!! Eu amei!!! Que linda, e muito obrigada pelo PAP, que legal que vc mostrou como se faz, pois eu nem fazia ideia!!! Vou fazer, fiquei com vontade de ter uma dessas em casa...lindas!
A foto na grama com a flor de primavera é uma pintura...amei!
Parabéns!!!
Beijos e um lindo domingo em sua casa! Paz!
CamomilaRosa

M de Maria Ateliê disse...

Oi Lúcia,
Acho que fui parar no spam :(
Meu comentário sumiu!
Ficaram lindas, não conhecia a lã.
Falei que adorei o cenário, que dessa vez os vizinhos não ficaram olhando...
Puxa :(

bjs,ótimo domingo e início de semana!

artes e arteirices disse...

que fofuraaaa...
sei não acho que não dou conta de fazer uma ovelha tão linda assim...vou tentar e se conseguir te aviso......

bjks

ANDRÉA disse...

Que Fofura!!!
Eu Amei!
Obrigada pelo passo a passo

Um Super Beijo e um Lindo Domingo

Andrea

Ju disse...

Oi, Lú
Lindas as ovelhinhas, que fofuras!
Minha mãe fazia pompons desse jeitinho. Foi bom rever... Hoje ela está muito velhinha e já não faz mais, mas ficou nas minhas lembranças de infância.
Se eu tivesse crianças em casa faria essas ovelhinhas para decorar o quarto!
Amei essa lã... Que efeito bonito que dá!
Beijinhos, um feliz final de domingo e uma ótima semana.
Ju

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Olá Lú...
Lindos os suas ovelhinhas!!!
Como você é habilidosa no que faz,
Quanto carinho em estar sempre em querer ajudar os outros em todos os seus trabalhos.Que Deus continue abençoando as suas mãos.
Uma ótima semana que se inicia com bons trabalhos.
Grande beijo

Unknown disse...

Olá querida!!
Que fofas suas ovelhas!
Dicas anotadas!
Boa semana flor!xerOO

Rosaria Amorim disse...

Oi Lú, são lindos os bichinhos que vc faz com pompom, na Páscoa vc postou os coelhinhos xeretando dentro ñ lembro se era xícara ou vasilhas, mas eles me encantaram. E agora as ovelhas estão muito fofas, parece real. Muito obrigada por sua visita no meu blog, tenha uma linda semana,Um BJ

Maria disse...

Amei!! As ovelhas, o sol.. tudo ficou uma lindeza!!!
Tava vagueando por entre os blogs e vim parar no teu.
Estou te seguindo!
Aproveito e venho convidá-lo para dar uma olhadinha no meu blog. :)

beijosquematam.blogspot.com.br

Sílvia disse...

OI LÚCIA..
AMEI O PAP DOS POMPONS, ESSE MÊS NA REVISTA MINHA CASA VEIO UM TAPETE DE POMPONS E ME APAIXONEI MAS CADÊ SABER FAZER, COM ESSA AULA VOU TENTAR.
bJS.
SILVIA.

Andias Crochê e Cia disse...

Gente que mágico esse jeito de fazer pompons...rsrs...muito legal!!
Parabéns pelo blog e obrigada pela visita. Já estou na sua cola..rsrs
ótima semana procê!
http://deiarteamor.blogspot.com.br

lenalima disse...

Bem fácil de fazer ...eu acho!
ficam lindinhas.
obrigada Lucia pela visita e recadinho carinhoso, vi sua bicicleta repaginada a vermelha.
a minha ainda não pintei , estou em dúvida da cor..kkk são todas lindas.

um belo dia! bjsss

Nina Braz disse...

Que fofura é essa! E literalmente uma fofura!
Adorei o trabalho.
Beijos

Vânia Pinho disse...

Ai me Deus que coisa mais fofa amiga!!! E o bom é que elas nem comem né? kkkkk
Amei o pap super bem explicado, obrigada.


bjuss

rosiarts disse...

Além de Lú, como posso lhe chamar?
Gaucha, mineira, baiana ou prenda prendada? Pois sempre me encanto com seu blog e o nome então, menina acho muito original o nome do blog, combina com o perfil, muito ativa, sempre fazendo ou pensando em fazer,
você é mesmo admirável.
Uma semana abençoada.
Bjus. Rose.

Patricia disse...

ameiiiiiiiiiii
esse lindo trabalho de pompom

Regiane Siricutico disse...

Oi Lú que fofo e super fácil de fazer. Desejo uma ótima semana. Com carinho de sempre... Regiane.

A Casa da Mãe Jana disse...

Obrigada pelo passo a passo, com certeza vou tentar! Aliás, estou curtindo demais seu blog, parece que a gente está conversando com uma amiga. Você se comunica de uma forma bem espontânea e agradável! Parabéns pelos trabalhos!